O papel do preceptor de educação permanente na ESF e NASF

Mariane Ceron, Ramiro Anthero Azevedo, Thais Regina Araujo, Adriana Vieira, Tarcilla Dhein Sanches

Resumo


Introdução: Apresentamos uma definição do papel do preceptor de Educação Permanente junto às equipes de Saúde da Família e NASF, apontando os diferentes níveis de sua atuação, bem como as atribuições estratégicas a serem desempenhadas pelos mesmos a fim de garantir a qualidade das ações de educação permanente, tal como preconizadas pela Política de Educação Permanente.

Objetivos: Apresentar o papel do preceptor de educação permanente, situando os níveis operacionais, táticos e estratégicos de sua atuação junto às 277 equipes de saúde da família e 26 equipes de NASF sob responsabilidade da SPDM/PAIS em São Paulo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: - Levantamento Sistemático de literaturas sobre gestão de processos em educação permanente, - Compartilhamento e estudo das experiências e modelos de preceptoria vivenciados por 7 anos de experiências acumuladas de trabalho em equipe, - Extração de dados de acompanhamento/monitoramento e avaliação dos processos implhantados, - Criação de Perfil do Preceptor. - Disponibilização de momentos formativos de apoio ao preceptor,

Resultados: Desde o ano passado o papel do preceptor SPDM/PAIS foi redesenhado, ampliando seu caráter estratégico, de articulação e gestão de processos, os aproximando, com maior nível de autonomia ao nível de gestores de processos em nível territorial. A mudança do foco do profissional possibilitou a multiplicação de ações de Educação Permanente e a geração de processos mais participativos de trabalho, ampliando a integração da Educação Permanente à Gestão, e maximizando seus impactos.

Conclusão ou Hipóteses: A inserção do preceptor no nível de gestão de processos de EP e a incorporação de atribuições e instrumentais técnicos de subsídio a tais práticas é fator determinante para implantação de processos de EP de qualidade: descentralizados, participativos, adequados às realidades locais dos gestores, equipes e categorias, o que é fundamental para obtenção de eficácia, impactos e resultados permanentes.


Palavras-chave


Preceptor; Educação Permanente; Gestão de Processos de Educação Permanente em Saúde

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