Percepção da importância da Estratégia de Saúde da Família em área descoberta

Paula Falcão Carvalho Porto de Freitas, Galba Rafael Santiago Pinto, Gildlúcia Pereira Vieira de Freitas, Gustavo Dantas Dias

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma importante ação do Ministério da Saúde para melhorar as políticas públicas de saúde. No entanto, apesar dos esforços em oferecer um serviço universal e integral, ainda é comum encontrarmos pessoas com dificuldades em ter acesso às unidades. O desconhecimento dessas pessoas acerca da real função da ESF também é frequente.

Objetivos: Demonstrar o conhecimento de uma população acerca da ESF, listar as ações em saúde mais essenciais para estas pessoas, identificar o principal lugar ao qual elas recorrem quando apresentam alguma doença e quantificar o número de pessoas que gostariam que abrisse uma ESF em sua região.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram visitados 160 domicílios da microárea 3 do bairro Dinamérica, no município de Campina Grande-PB. A microárea em questão não apresenta a ESF. A pesquisa é de caráter quantitativo e foi realizada no período de 26/10/2012 e 20/11/2012. Os pesquisadores aplicaram um questionário padronizado com 6 perguntas. Todas as residências foram visitadas uma vez no período citado, mas apenas 62 moradores responderam ao questionário. As demais casas ou os moradores não estavam presentes ou não tiveram interesse em participar da pesquisa. As respostas foram analisadas no Microsoft Excel (Office 2007).

Resultados: 75,8% dos entrevistados afirmaram saber o que é a ESF; 4,8% não sabiam e 19,4% sabiam mais ou menos. Porém, depois de explicado o significado, apenas 61,3% confirmou conhecer; 29% não sabiam e 9,7% sabiam mais ou menos. Sobre o lugar aonde vão quando apresentam alguma enfermidade: 35,4% realizam consulta particular, 34,2% dirigem-se ao hospital, 17,7% procuram a ESF de outra área e o restante procuram outras alternativas. 98,4% afirmaram que gostariam que abrisse uma ESF em sua área. Em relação à principal ação em saúde que eles gostariam de ter, as 3 principais foram: atendimento em clínica médica (42,8%), atendimento odontológico(11,2%) e atendimento em pediatria (10,2%).

Conclusão ou Hipóteses: Muitas pessoas desconhecem a verdadeira função da ESF para a saúde pública. Porém, é notória a importância dada às suas ações. As dificuldades de acesso são grandes, o que estimula pessoas a irem aos hospitais, sobrecarregando este serviço, ou a procurarem atendimento particular. A implantação de uma equipe nesta região é essencial para sanar alguns dos problemas desta comunidade.




Palavras-chave


ESF; Importância; Área

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.