Ficha B – idoso: uma proposta de acompanhamento

Wendel José Teixeira Costa, Igor de Oliveira Claber Siqueira, Andreiza Dutra da Silva Oliveira, Suellen de Alvarenga Trigo, Luciana Lopes Monteiro

Resumo


Introdução: Importantes instrumentos de acompanhamento de grupos prioritários e de risco, as fichas B do SIAB devem ser utilizadas a fim de impactar positivamente as ações de saúde para a qual foram propostas. Esse sistema ainda não oferece um modelo de instrumento para o acompanhamento da saúde do idoso, e sendo assim, percebemos a necessidade da criação de um, que abordasse o acompanhamento dessa população.

Objetivos: Partindo desse pensamento, elaboramos um instrumento de acompanhamento da saúde do idoso, contemplando as ações de: prevenção de acidentes domésticos, quedas e outras situações de risco; identificação de doenças crônicas, comorbidades e necessidades especiais; promoção da saúde bucal, etc.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Com a participação da equipe da ESF Esperança II de Caratinga e fundamentados nas diretrizes nacionais e estaduais, elaboramos um instrumento de coleta de dados nomeado Ficha B – Idoso, a partir dos modelos do SIAB. Foram definidos questionamentos fundamentais para acompanhamento tais como: presença de incontinências e uso de fraldas; situação de mobilidade e restrições; doenças em curso, comorbidades e uso de medicamentos; necessidades especiais; pontuação nas escalas de Lawton e Katz; etc. No início de 2012, após sua confecção, a Ficha B - Idoso foi repassada para mais duas equipes de ESF do município, a fim de avaliar sua aplicabilidade prática.

Resultados: Após um ano, percebemos que, o uso do instrumento possibilitou a identificação das necessidades de ação nessa área, facilitando o processo de trabalho e organizando a demanda a partir de prioridades. Por conseguinte, proporcionou às equipes, uma mudança significativa nas ações em saúde do idoso, uma vez que trouxe à tona um tema tão relevante, que há tempos estava esquecido, e propiciou um diagnóstico mais detalhado dessa população, além de ter incentivado a criação de uma agenda programada de ações em saúde do idoso.

Conclusão ou Hipóteses: A criação e implementação da Ficha B - Idoso direcionou um importante avanço nas ações de acompanhamento nessa área, revelando-se como um instrumento facilitador do processo de trabalho, favorecendo uma gestão da informação mais eficiente, e possibilitando a implementação de melhorias. Consideramos também que seu uso deve objetivar melhorias concretas das ações em saúde e não apenas coletar dados.


Palavras-chave


Ficha B – Idoso; SIAB; Saúde do Idoso

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.