O jeito de fazer saúde do ACS da ESF de Manguinhos

Eliane Chaves Vianna, Jussara Cruz de Brito

Resumo


Introdução: Este trabalho consiste na apresentação de dados da Tese de Doutorado: Entre prescrições e subversões:- o jeito de fazer saúde do ACS da ESF do Município do Rio de Janeiro que trata do processo de trabalho do ACS e de consequências para sua saúde. A Pesquisa foi realizada em duas USF no Bairro de Manguinhos e analisada a partir da Psicodinâmica do Trabalho e da Ergologia.

Objetivos: - Conhecer o processo de trabalho dos ACS de duas USF do Município do Rio de Janeiro, a partir do instrumento de autoaplicação – INSATS. - Identificar fatores que possam contribuir para o adoecimento ou sofrimento psíquico deste/a trabalhador/a de saúde, em sua rotina de trabalho.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi aplicado inquérito denominado INSATS (versão brasileira do instrumento português denominado INSAT) a 40 ACS de duas USF do Município do Rio de Janeiro e realizadas entrevistas a três grupos de ACS de três equipes de saúde da família. Os dados foram analisados a partir do Programa SPSS e das observações anotadas no período de aplicação do referido instrumento e das entrevistas, onde foram cruzados dados quantitativos e qualitativos.

Resultados: Os resultados nos mostram a predominância do sexo feminino entre os profissionais, escolaridade superior (ensino médio completo) a exigida para contratação, satisfação com as atividades desenvolvidas, sendo a realização das necessidades dos usuários o fator de motivação para o exercício da profissão, bem como uma ressalva da violência no território de trabalho como característica do processo de trabalho.

Conclusão ou Hipóteses: Frente às adversidades enfrentadas pelo ACS esta pesquisa sugere a necessidade de se pensar políticas e estratégias especificas a estes trabalhadores com o intuito de amenizar as sobrecargas decorrentes do trabalho pela atividade complexa que realizam, bem como repensar sobre suas atribuições e seu processo de formação, na tentativa de tornar esta atividade menos penosa e mais reconhecida.

 


Palavras-chave


Agente de Saúde; Processo de Trabalho; Saúde da Família.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.