Melhor acesso e qualidade: monitoramento dos indicadores na Estratégia Saúde da Família

Mleudy Layenny da Cunha Leite, Manases José Bernardo de Lima

Resumo


Introdução: Goiana é um município do estado de Pernambuco, possue 17 USF e 4 UBS, em 2012 foi designado para Sede da XII Regional de Saúde. Aderiu ao Programa para Melhoria da Qualidade e do acesso, onde foi realizado o planejamento e monitoramento das metas estabelecidas a serem avaliadas pelas equipes para a adequação das ações de acordo com os agravos à saúde no território.

Objetivos: Realizar o monitoramento mensal dos indicadores, com produção de relatórios qualitativos em relação as metas pactuadas no PMAQ, divulgação dos dados e revisão das metas para o planejamento e organização intersetorial das ações.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram realizadas reuniões com abordagem problematizadora com o intuito de qualificar os profissionais existentes no município, em relação as ações a serem desenvolvidas, quais os objetivos do PMAQ, posteriormente qualificação em relação aos indicadores, organização do trabalho em saúde e os objetivos do Programa. Foram pactuadas as metas dos 47 indicadores do programa, as quais foram avaliadas mensalmente do mês de novembro a janeiro de 2012, estas informações eram discutidas com a coordenação e profissionais da assistência para avaliação das práticas em saúde. Os cálculos foram feitos a partir dos documentos do programa disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Resultados: Foram realizadas análises dos relatórios das metas pactuadas, do mês de novembro a janeiro de 2012. O número de atendimentos de pré-natal, saúde da criança e saúde bucal nos meses mantêm-se em número constante. É importante a atualização dos dados das fichas A por parte dos ACS em relação ao número de pessoas que fazem uso do álcool, cadastrar os diabéticos, hipertensos. O recadastramento da população e a redistribuição da população são necessários para fornecer um atendimento de melhor qualidade e eficiência. Há que realizar a busca ativa dos pacientes usuários de álcool, drogas e com transtornos mentais para se melhorar o acesso destes pacientes as unidades de saúde.

Conclusão ou Hipóteses: Diante do exposto torna-se evidenciada a importância do monitoramento das metas para a intervenção precoce e planejamento da execução das ações na Atenção Primária, para que se possa fortalecer a prevenção dos agravos à saúde dos indivíduos. Sendo necessária a atualização mensal dos dados no sistema para avaliação fidedigna dos dados.

 


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Avaliação da Qualidade.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.