Inserção no trabalho: formação do novo servidor para atuação no nível local

Anerci Morais Machado

Resumo


Introdução: O curso introdutório é a forma ideal para apresentar a instituição, a organização dos processos de trabalho, bem como informar direitos e deveres e situar o novo servidor no contexto do serviço. A assistência à saúde requer o envolvimento efetivo do trabalhador com os usuários, portanto verifica-se a necessidade de cursos para desenvolvimento de habilidades por meio de educação permanente.

Objetivos: Assegurar a interação dos trabalhadores com a rede de serviços e assistência à saúde no nível local, apresentar a organização do processo de trabalho, bem como os protocolos assistenciais, e garantir a integração dos profissionais no ambiente de trabalho com a equipe e os serviços prestados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Utilizou-se a pesquisa descritiva para coletar informações, opiniões e percepções com um grupo representativo de gestores de unidades de saúde, e os dados foram utilizados para a elaboração do plano de intervenção e definição do conteúdo programático do curso introdutório. O curso foi programado com uma carga horária de 12 horas e realizado pelas gerências que compõem o serviço de saúde distrital que apresentou as atribuições e organização dos processos de trabalho: atenção a saúde, vigilância sanitária, controle de zoonoses, regulação epidemiologia e informação e, gestão do trabalho e educação na saúde. Incluído na programação a visita técnica aos serviços de referência secundária.

Resultados: Procurou-se alcançar resultados que permitissem proporcionar maior conforto e segurança aos profissionais recém inseridos na rede pública de saúde no nível regional, a aproximação imediata dos profissionais com o modelo de assistência à saúde adotado pelo município, uso correto dos protocolos de assistência com a garantia de padronização das ações, evitando erros e proporcionando melhor resultados aos serviços. Na avaliação dos trabalhadores, foi considerado de extrema importância esse momento de integração uma vez que, embora possuem qualificação técnica, a prática ainda gera insegurança. A acolhida pelo nível distrital proporcionou uma aproximação entre gestores e trabalhadores.

Conclusão ou Hipóteses: Considerando os pressupostos da atenção básica referente à educação permanente, no qual o serviço de saúde deve ser um local de aprendizagem contínua e participativa, o curso introdutório deve ser uma prática gerencial de uso periódico. Sabe-se que é preciso criar um ambiente saudável e estimulante para que as pessoas se sintam realizadas profissionalmente e possam produzir mais e melhor.

 



Palavras-chave


Treinamento; Educação Permanente; Gestão do Trabalho.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.