Gestão em saúde bucal: indicadores de saúde, seus propósitos e interrelações

Mary Anne de Souza Alves França, Edsaura Maria Pereira, Vânia Cristina Marcelo

Resumo


Introdução: Os indicadores têm sido utilizados amplamente na gestão como instrumento na tomada de decisão, para avaliar ações e subsidiar o seu redirecionamento. Há uma escassez de estudos que descrevem e analisam os vários indicadores de saúde utilizados na gestão em saúde bucal nos diferentes serviços de saúde no Brasil, bem como os dados necessários para o seu cálculo e a sua fonte.

Objetivos: Analisar os indicadores de saúde e os seus propósitos utilizados na gestão em saúde bucal no Brasil no período de 2000 a 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa proposta contou com duas etapas: revisão bibliográfica e análise documental. A pesquisa bibliográfica foi realizada na Base de Dados LILASC E SCIELO, conforme critérios de inclusão e exclusão, buscando as produções de artigos científicos publicados no Brasil, no período de 2000- 2012, sobre indicadores de saúde e sócio-demográficos relacionados com a saúde bucal. A pesquisa documental buscou identificar os documentos, referentes ao objetivo proposto, disponíveis em sítios eletrônicos: Ministério da Saúde; Conselho Nacional de Secretários de Saúde; Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Conselhos Regionais de Odontologia e Conselho Federal de Odontologia.

Resultados: O resultado da pesquisa utilizando associação dos diferentes descritores e palavras, conforme protocolo de busca, na base de dados da LILACS e SCIELO obteve-se, respectivamente, um total de 411 e 571 artigos científicos. Excluindo os artigos que estavam foram do objetivo ou tema, repetidos ou duplicados e fora do período foram incluídos para análise no trabalho 274 artigos relacionados aos “indicadores de saúde” e “saúde bucal”. Na pesquisa documental foram encontrados indicadores de saúde bucal recomendados pelo Ministério da Saúde. Identificou-se, dentre os artigos incluídos, indicadores de saúde utilizados à nível nacional para avaliação e gestão em saúde bucal.

Conclusão ou Hipóteses: Esta pesquisa contribuiu com a gestão ao identificar os indicadores de saúde que estão relacionados com a saúde bucal, possibilitando selecionar os que poderão determinar a saúde da população e avaliar o sistema. E ainda, contribuiu com os gestores para organizar os serviços e definir políticas baseadas no planejamento e estabelecer estratégias que promovam à saúde da população.






Palavras-chave


Indicadores; Saúde Bucal; Gestão em Saúde.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.