Gestão e educação permanente: estratégia eficaz para registros de saúde mais consistentes

Poliana Cristina Oliveira Fioretti, Melissa Lorenzo Prieto de Souza, Maria Fátima Ferreira Leite

Resumo


Introdução: Os registros em saúde refletem a assistência prestada à família. Registros consistentes são importantes não apenas para respaldo legal do profissional, mas também para demonstrar uma assistência de qualidade. Diante da falta de registros satisfatórios de acompanhamento de famílias pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), desenvolvemos estratégias para monitorar o trabalho destes profissionais.

Objetivos: Relatar a experiência de avaliação da consistência dos registros realizados pelos ACS em suas visitas domiciliares de rotina após intervenções da gestão aliada a Educação Permanente.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Avaliamos os registros de 25 ACS (46,2%), considerando a presença e atualização das fichas A e B, do relatório de visita domiciliar e o uso de impressos padrão. Considerando o diagnóstico realizado em campo, realizamos intervenções envolvendo métodos para organização do trabalho e processos de Educação Permanente com vistas a instrumentalizar os Agentes para o trabalho no território. Os registros foram reavaliados após seis meses das intervenções.

Resultados: As mudanças em relação à quantidade dos registros realizados foram significativas, chegando a um aumento de 37,5%. O preenchimento de ficha B aumentou em 70%, a presença de relatórios de VD aumentou em 10% e o uso de formulário padrão para relatório de visita domiciliar aumentou em 45%. É possível inferir uma melhora na qualidade da atenção prestada pelos Agentes Comunitários de Saúde a partir do aumento da consistência dos registros de saúde acerca das famílias acompanhadas.

Conclusão ou Hipóteses: Concluímos que estratégias para organização do trabalho aliados a Educação Permanente é fundamental para a melhora de registros de saúde. O acompanhamento e monitoramento desses profissionais se faz necessário na busca contínua por melhoria na assistência prestada às famílias.

 




Palavras-chave


ACS; Educação Permanente; Registros em Saúde.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.