Gestão de processos em educação permanente

Mariane Ceron, Ramiro Anthero Azevedo, Diogo Ramos Vilela, Juliana Damiani, Thais Regina de Araújo

Resumo


Introdução: Qualidade em Educação Permanente pressupõe: Levantamento de Necessidades, criação de Matrizes de desenvolvimento funcional, indicadores de acompanhamento e monitoramento. Pretende-se relatar experiência de estruturação de processos e equipe de preceptores multidisciplinar para 277 equipes de Saúde da Família e 26 NASFs em SP.

Objetivos: Pretende-se apresentar dispositivos gerenciais estratégicos de formação de equipe de preceptoria multidisciplinar, levantamento de necessidades, Comissões de Educação Permanente, avaliadores de reação, resultados e monitoramento, e indicadores de Educação Permanente.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A experiência da reestruturação do processo de trabalho de Educação Permanente será apresentada do ponto de vista técnico, estrutural e funcional, favorecendo reflexões sobre qualidade em Educação Permanente em Saúde, por meio do estudo dos dispositivos de gestão organizados estratégicamente pelo parceiro SPDM/PAIS na implantação de processos de Educação Permanente junto ao NASF e a ESF em São Paulo.

Resultados: A implantação dos processos de gestão apontados refletiu-se na ampliação da quantidade e da qualidade do apoio ofertado pela Educação Permanente às equipes de saúde da família e nasf em São Paulo.

Conclusão ou Hipóteses: Concluímos que a estruturação do processo de Educação Permanente depende de: espaços eficazes de participação de equipes e lideranças, envolvimento de multiplicadores e criação de dispositivos de avaliação e monitoramento pactuados em instâncias diversas de gestão (SMS, Supervisões Técnicas de Saúde, Coordenadorias Regionais, Núcleos de Educação Permanente, Gestores de Unidades, etc.

 



Palavras-chave


Educação Permanente; Gestão de Processo; Avaliação e Monitoramento.

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