Gestão da clínica e pensamento estratégico na praxis da saúde da família

Moisés Vieira Nunes, Luís Carlos Novais Garcia, Ligiane Rodrigues, Ana Paula Medeiros Moliterno, Raquel de Moraes Barbosa

Resumo


Introdução: Promover livre acesso, escuta qualificada, transversalidade mantendo um sistema de vigilância leve e efetivo, é o desafio das estratégias desenvolvidas nas equipes da CF Felippe Cardoso. Um esforço que começa com o abondono do bom senso como única estratégia de organização do trabalho e, de forma critico-reflexiva, busca uma gestão qualificada do tempo e da força de trabalho dos profissionais.

Objetivos: O objetivo desse relato é contribuir para a valorização pela ESF das tecnologias gerenciais, de informação e comunicação gratuítas disponíveis na rede, as ciências horizontais da Capacidade de Governo descritas por Carlos Matus como fundamentais para a boa execução de um Planejamento.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As estratégias foram desenvolvidas nas reuniões de equipe.Foi privilagiado o livre acesso no inicio de cada turno e pactuado pela equipe o desafio da resolutividade.Foram elaboradas atividades de grupo de demandas reprimidas especificas não emergenciais,que posteriormente passaram a se aglutinar num grupo de acolhimento semanal.

A agenda da equipe foi dividida em curta,demandas sub-agudas e reagendamentos breves colocados diretamente na agenda semanal,e longa, agendamentos programáticos e casos complexos,postos na agenda semanal no inicio de cada mês.Foram utilizados os recursos de informação em nuvem gratuitos do google, Agenda e Disco,para o compartilhamento de informação entre a equipe.

Resultados: O uso sinérgico dessa ferramentas de gestão tem sido bastante eficaz como interface planejada entre equipe e população.O grupo de acolhimento captou dos outros dias da semana as demandas burocráticas,reduzindo o burnout dos profissionais,protegendo e qualificando as consultas e diminuindo o tempo de espera. A divisão curta/longa das agendas contribuiu para o acesso livre e escuta qualificada. Tem evitado agendamentos desnecessários, priorizado para casos complexos e evitado agendas lotadas por grandes períodos. As planilhas do googledocs mantém informações acessíveis de qualquer terminal e compartilhadas por toda equipe possibilitando uma vigilancia em saúde mais leve e eficaz.

Conclusão ou Hipóteses: No contexto do grande esforco atual da nação sanitária em promover a expansão do acesso aos recursos de saúde, tem sido essencial o investimento das equipes de SF na gestão qualificada do seu tempo e recursos. Um investimento que deve ser coletivo, respeitoso, informatizado e critico-reflexivo.




Palavras-chave


Pensamento Estratégico; Gestão da Clínica; Comunicação em Nuvem.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.