Desafios da assistência integral a mulheres com câncer de mama

Joselito Santos, Luciana Araújo dos Reis, Stenio Fernando Pimentel Duarte, Vânia de Vasconcelos Gico, Argemiro Ribeiro de Souza Filho

Resumo


Introdução: O câncer de mama constitui um sério problema de saúde pública no Brasil, apresentando uma tendência de aumento de novos casos, o que requer uma política efetiva para a prevenção e controle da doença, bem como para assistência às mulheres doentes.

Objetivos: Problematizar a assistência a mulheres com câncer de mama.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Partindo dos resultados de pesquisa em um centro de referência em oncologia no município de Campina Grande, no estado da Paraíba, com uma população de estudo formada por 196 mulheres em tratamento da doença, cujos dados foram coletados através de questionário.

Resultados: Os resultados revelam uma população de estrato social e econômico desfavorecido que não é alcançado pelas políticas públicas de saúde ao longo de sua rede de assistência no nível local. Analisa-se que a falta de integração dessa rede, desde a atenção básica aos serviços de alta complexidade, não favorece o diagnóstico precoce e retarda o tratamento e as chances de cura da doença. Sugere-se uma maior integração dos níveis de atenção à saúde no âmbito local, a ampliação de serviços especializados para suprir as necessidades de assistência e tratamento oncológicos visando a reduzir os números de casos da doença e de danos.

Conclusão ou Hipóteses: Espera-se com essa integração garantir uma saúde integral às mulheres, contemplando ações de prevenção e promoção da saúde focadas na qualidade de vida e na gestão de uma vida saudável no âmbito das famílias e dos coletivos que essas mulheres congregam.

 



Palavras-chave


Assistência; Câncer de Mama; Oncologia.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.