Centro de saúde amigo do peito: doando leite, salvando vidas

Lêda Maria Mendes Souza, Marilea da Silva Peres, Silvania Silva Nunes, Daisy Ribeiro Figueiredo, Ana Paula Ferreira

Resumo


Introdução: Desde 2009 o CS NAR iniciou o Projeto "Mamãe Bebê" de estímulo e ajuda qualificada à amamentação. Envolvendo várias instituições: Mater. Sofia Feldman, Residências de Ped e MFC HC/UFMG, PAM Saudade e Banco de Leite Odete Valadares,funcionários do CS e do Transporte do DS Norte/PBH. Esse trabalho interinstitucional nos tornou Centro de Saúde Amigo do Peito e Unidade Coletora de Leite Humano.

Objetivos: Capacitar e sensibilizar os funcionários do Centro de Saúde para o estímulo e ajuda qualificada á amamentação.Estimular as gestantes e puérperas para amamentação exclusiva e para doação de leite humano. Ser Unidade Coletora de Leite Humano.Fazer jus ao título de Centro de Saúde Amigo do Peito

Metodologia ou Descrição da Experiência: Durante o PN inicia-se orientações sobre amamentação e sensibilização à doação de leite humano.Após alta hospitalar do parto é realizado VD com o ACS e Res. Pediatria para abordagem á amamentação,avaliação do RN e da mãe,sensibilizando-a a doação de leite.As doadoras são visitada posteriormente pela equipe de Doação de Leite(composta por Enf.ou Médica,Téc. de Enf e ACS),é preenchida a ficha de doadora(SMS /MS),fornecido vidro esterelizado,toca e máscara,orientações sobre higienização,ordenha/coleta e armazenamento do leite.Semanalmente o ACS busca o leite congelado,no CS esse leite é rotulado e enviado ao Posto de Coleta de Leite Humano da PBH e encaminhado ao Banco de Leite.

Resultados: Desde 2009 nosso Centro de Saúde está envolvido na acolhida, ajuda e acompanhamento da amamentação.

Há 01 ano e meio nos tornamos Centro de saúde Amigo do peito e há 01 ano e 02 meses nos tornamos Unidade Coletora de Leite Humano. Hoje temos 73 mães doadoras cadastradas e só no ano de 2012 doamos aproximadamente 60 litros de leite humano ao Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares.

Além de aumentarmos nosso índice de amamentação, melhorar o vínculo com as mães e aumentar a auto-estima delas, envolver todos os funcionários do Centro de saúde na causa, envolver a Graduação,as Maternidades,Setor de Transporte da Prefeitura.

Conclusão ou Hipóteses: A doação de leite humano vai muito além de um ato de solidariedade representa integração de serviços de saúde, integração equipe/ comunidade e o mais importante representa a diferença entre a vida e a morte de vários recém-nascidos que por alguma razão não puderam receber leite de suas mães.

 


Palavras-chave


Leite Humano; Doação de Leite; Integração de Serviços de Saúde.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.