Caracterização dos acidentes de trabalho notificados em 2011 no Porto Grande, Amapá

Daniela Pinheiro, Jaiany Alencar Rolim Gualberto

Resumo


Introdução: Introdução: Os acidentes ocupacionais se configuram como grave problema de saúde pública no Brasil. Como estratégias para efetivação da saúde do trabalhador, temos a efetivação da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador, cujo objetivo é integrar a rede de serviços do SUS voltados a assistência e a vigilância, além da notificação dos agravos relacionados ao trabalho.

Objetivos: Objetivo: Caracterizar os acidentes de trabalho que ocorreram na cidade de Porto Grande no estado do Amapá no ano de 2011, notificados pela Unidade Mista de Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia: Tratou-se de um estudo retrospectivo, descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram tabulados em planilha do Excel for Windows versão 2010, analisados por meio de estatística descritiva e expostos através de gráficos e tabelas.

Resultados: Foram notificados, no período de 2011, 43 acidentes de trabalho, sendo 12% com material biológico e 88% acidente de trabalho grave. Destes 70% eram jovens adultos com idade entre 16 e 39 anos, 86% do sexo masculino, 10% do sexo feminino, 22 acidentados possuíam carteira de trabalho assinada, 5 empregados não possuíam carteira de trabalho, 4 eram trabalhadores temporários, 5 servidores públicos, 4 autônomos e 3 ignorados. Com relação aos acidentes de trabalho, 74% foram classificados como típicos e 7% como de trajeto. . Em todos os casos houve a utilização do equipamento de proteção individual.

Conclusão ou Hipóteses: Contudo, estes dados apresentados não condizem com a realidade, revelando assim, a problemática da subnotificação dos acidentes de trabalho. É suma importância avançar na pesquisa em saúde do trabalhador, bem como na notificação das doenças, acidentes e agravos que acometem o trabalhador de forma que se possam planejar políticas e estratégias capazes de alterar a realidade no referido Estado.

 



Palavras-chave


Saúde do Trabalhador; Epidemiologia; Acidente de Trabalho.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.