Avaliação das condições higiênicas e sanitárias de uma unidade básica de saúde

Adna de Araújo Silva, Magda Moura de Almeida Porto, Raphaele Cristina Aragão de Vasconcelos, Rebeca Juliana Macedo Martins, Rosa Maria Mesquita Leite

Resumo


Introdução: A Vigilância Sanitária é a área que deve zelar pela qualidade dos produtos, dos ambientes e dos serviços que intervêm direta e/ou indiretamente na saúde da população, sendo capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Objetivos: Objetivou-se avaliar as condições higiênicas e sanitárias de uma Unidade Básica de Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo, realizado em um Centro de Saúde da Família (CSF), da Secretaria Executiva Regional (VI), de Fortaleza-CE. Aplicou-se o roteiro de inspeção para Clínicas e Unidades Básicas de Saúde, aprovado pela Portaria Municipal nº 21, dia 22/03/2004, durante o mês de outubro de 2012.

Resultados: Verificou-se que o CSF não realiza limpeza do reservatório da água, bem como o exame microbiológico da água. A unidade não dispõe de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, nem de Procedimentos Operacionais Padrão. Não existe programa e registro de treinamento dos funcionários. Não há quantidade suficiente de Equipamentos de Proteção Individual. A desinfecção e esterilização de artigos são realizadas de maneira inadequada. É realizado fracionamento de medicamentos, com a dispensação sem identificação de lote e validade. Os equipamentos de ar-condicionado e ventiladores não recebem manutenção preventiva e a maioria das salas não dispõe de pia completa.

Conclusão ou Hipóteses: O CSF visitado, porta de entrada do cidadão, necessita de adequações higiênicas e sanitárias para que possa oferecer melhor qualidade na execução das ações e serviços prestados aos usuários, bem como melhores condições de trabalho aos profissionais que ali atuam. Esta situação deve repetir-se em outras instalações, reforçando a necessidade de fiscalizações rotineiras.





Palavras-chave


Vigilância Sanitária; Avaliação; Atenção Primária.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.