Vivência Pet-Saúde junto a um processo de mapeamento no âmbito hospitalar

Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Sa, Jordana de Lima Silva Santos, Vanessa de Oliveira Tenório

Resumo


Introdução: A busca de novos paradigmas para a Saúde Coletiva deve ser obtida pelo desenvolvimento de métodos que articulem os níveis do indivíduo e das coletividades. O mapeamento permite a identificação de situações que constituem problemas para a saúde, propiciando o planejamento e organização das ações e práticas de saúde nos serviços, sendo de grande utilidade para a vigilância em saúde.

Objetivos: Tem como intuito relatar o processo de mapeamento desenvolvido num alojamento conjunto de uma maternidade de alto risco de referência em Alagoas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo transversal exploratório descritivo, que observou aspectos culturais, sociais e econômicos e as estruturas físicas e organizacionais. A coleta ocorreu em um mês por discentes supervisionados por profissionais. Inicialmente foi realizado um mapeamento das microáreas da Ala 1, identificando o perfil geral de cada área, por meio de entrevistas semi-dirigidas com profissionais, gestantes e puérperas, observando-se grande rotatividade do perfil. Com o mapeamento, possibilitou-se a execução de ações de educação em saúde, especialmente de cunho preventivo. Todavia, a identificação de vulnerabilidades favoreceu uma maior atenção no ato de planejar ações.

Resultados: Foi realizado o reconhecimento do perfil de cada enfermaria, onde: enfermaria 1 com 5 leitos, utilizada de isolamento quando necessário; enfermaria 2 com 8 leitos, verificou-se gestantes com intercorrências, puérperas sozinhas e outras com seus recém-nascidos; enfermaria 3 com 8 leitos, onde encontrou-se puérperas com seus recém-nascidos; enfermaria 4 com 5 leitos, funcionando como segunda etapa do Método Canguru; enfermaria 5 com 4 leitos, onde encontraram-se mulheres com intercorrências pré e pós natais. Também foram identificados dois corredores, sendo utilizados quando não há vagas disponíveis nas enfermarias ou quando há a necessidade de isolamento de alguma das enfermarias.

Conclusão ou Hipóteses: A realização do processo implicou reunir dados de reconhecimento e investigação acerca das estratégias de planejamento que irão direcionar as intervenções relacionadas à amamentação, que pode ser influenciada por fatores socioeconômicos, demográficos, culturais, condutas hospitalares e suporte pós-parto, determinadores da duração do aleitamento materno.




 


Palavras-chave


Vigilância Epidemiológica; Aleitamento Materno; Educação em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.