Avaliação da funcionalidade e condição estrutural de uma USF em Belém

Yuri Aarão Amaral Serruya, Aluízio Augusto Pereira Semblano, Sherlon Elvis Pinto Raiol, Roberto Ataíde Pinto, Matheus Acácio Moreira

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família é um programa idealizado para estreitar os laços entre o Sistema Único de Saúde e a população, priorizando a prevenção a saúde em detrimento a medicina curativa. A fim de garantir seus objetivos, é necessário que haja pleno funcionamento da Unidade de Saúde, tanto no âmbito estrutural, quanto funcional, conforme preconizado pelo Governo Federal.

Objetivos: Analisar as condições estruturais e de funcionamento da Unidade de Saúde da Família do bairro Águas Lindas, localizado em Belém-Pará, identificando suas especificidades e verificando se está de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi feita análise observacional qualitativa da estrutura da Unidade de Saúde da Família utilizando como critério a estrutura mínima preconizada pelo Ministério de Saúde, bem como avaliação da funcionalidade da mesma de acordo com a atuação e complexidade da equipe multiprofissional devidamente vinculadas a Unidade, identificando se a mesma está ou não de acordo com a equipe mínima estipulada pelas portarias que regem a Estratégia Saúde Família e seu pleno funcionamento enquanto representante municipal do Sistema.

Resultados: Na análise estrutural da Unidade, observou-se que a mesma possuía 17 cômodos, sendo estes: Farmácia, mini auditório, sala de imunização, sala de curativos, cinco consultórios, cozinha, sala de PCCU, dois banheiros, duas salas de depósito e quintal. Constatou-se a falta de componentes estruturais obrigatórios, como falta de televisão com aparelho de vídeo para exibição de filmes informacionais sobre cuidados com a saúde bem como espaço para atividades em grupo e clínica odontológica equipada com os equipamentos preconizados pelo Ministério da Saúde. Na análise da funcionalidade da unidade verificou-se a existência de equipe multiprofissional mínima completa e atuante de maneira eficaz.

Conclusão ou Hipóteses: A Unidade de Saúde da Famílias de Águas Lindas em Belém Pará possui estrutura adequada para seu pleno funcionamento, apresentando distorções em relação ao preconizado pela Esfera Nacional da Gestão do Sistema, não comprometendo, entretanto, o funcionamento e o objetivo desta Unidade.

 




Palavras-chave


Funcionalidade; Estrutura; Estratégia Saúde da Família.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.