Apoio institucional ao NASF: a experiência do Teias-Escola Manguinhos/FIOCRUZ

Mirna Barros Teixeira, Elyne Engstrom, Carla Pacheco

Resumo


Introdução: O apoio institucional é uma função gerencial que busca a reformulação do modo tradicional de se fazer coordenação e avaliação em saúde já o Apoio matricial é uma metodologia de trabalho para assegurar retaguarda especializada com a construção compartilhada de conhecimento, o atendimento interdisciplinar com troca de saberes e responsabilidades mútuas entre os especialistas e equipe de referencia.

Objetivos: Apresentar a experiência do apoio realizada ao NASF do Teias-Escola Manguinhos da ENSP/Fiocruz no ano de 2012. Diante da necessidade de potencializar e acompanhar o processo de trabalho dos matriciadores do NASF Manguinhos foi definido uma proposta de apoio institucional a esse grupo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Construção de um grupo de trabalho/rodas de conversa com os matriciadores do NASF do Programa Teias-Escola Manguinhos composto por 11 profissionais de diversas categorias com periodicidade quinzenal para discutir o processo de trabalho do NASF; a educação permanente nas equipes de saúde da família e a aplicação das ferramentas de apoio. Além da realização de um Curso de Qualificação dos profissionais do NASF em parceria com o Coletivo Paideia da Unicamp com a proposta de formatação de um Guia Prático para matriciadores e discussão das metas do NASF dentro do modelo de contrato de gestão/gestão por resultados.

Resultados: A organização desse espaço tem gerado maior integração entre os matriciadores assim como tem servido de espaço de reflexão da prática de apoio com definição de fluxos por áreas temáticas trabalhando o que é do núcleo e o que é do campo profissional potencializando o apoio matricial nas equipes. Além de permitir o acompanhamento do processo de trabalho dos matriciadores com a avaliação e monitoramento dos processos; a pactuação do registro das informações com identificação de metas mínimas. Assim, o apoio institucional tem potencializado mudanças de modelos de gestão verticalizados em relações horizontais que ampliem os graus de autonomia e compromisso dos trabalhadores e matriciadores.

Conclusão ou Hipóteses: O matriciamento se apresenta como uma importante ferramenta para agenciamento do cuidado que incluam ações de promoção, atenção e reabilitação tendo como eixos norteadores do cuidado a integralidade; acessibilidade; equidade; desinstitucionalização; acompanhamento contínuo e gestão em redes.






Palavras-chave


NASF; Apoio Institucional; Processo de Trabalho.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.