Aplicação do questionário para diagnóstico compartilhado em equipes de saúde da família

Fábio Franchi Quagliato, Maria Helena de Siqueira Vieira, Agnes Meri Yasuda, Antonio Ruffino Netto

Resumo


Introdução: A discussão e desenvolvimento de ações visando à qualidade devem contar com a participação de todos os membros da equipe para reorganizar o processo de trabalho de forma mais integral e resolutiva. Com a finalidade de identificar as principais características da atuação das equipes de Saúde da Família de Ribeirão Preto, foi aplicado o questionário para diagnóstico compartilhado da Atenção Básica.

Objetivos: Aplicar o questionário para diagnóstico compartilhado da Atenção Básica a equipes de Saúde da Família de Ribeirão Preto, por meio da criação de espaços coletivos, onde se analisam problemas e se tomam deliberações, permitindo a autoanálise e avaliação do sistema pelos integrantes do serviço.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A aplicação do questionário foi realizada em 20 equipes de Saúde da Família, com a participação dos membros da equipe mínima, por meio da criação de um espaço coletivo. Cada entrevista durou em média 2 horas, e foi realizada em 1 ou 2 encontros. Os temas eram inicialmente discutidos, contando com a opinião de todos os participantes, cada componente atribuindo sua nota à questão e, posteriormente, a equipe era convidada a dar uma nota coletiva. Entre os temas abordados estavam: composição da equipe, adscrição de clientela, território, visitas domiciliares, organização da clínica, relação com especialistas, capacitações dos profissionais, avaliação de custos e condições de infra-estrutura.

Resultados: A criação de espaços coletivos permitiu a discussão de temas relevantes, estabelecendo consensos e compromissos, resolvendo conflitos e elaborando métodos de autoavaliação. O questionário possibilitou aos pesquisadores conhecer a realidade de cada equipe, suas dificuldades e suas potencialidades, na relação com a comunidade, com a equipe e com as especialidades. O questionário apóia a equipe de Saúde da Família na realização de um diagnóstico ampliado do seu contexto sanitário e de sua capacidade de intervenção, propiciando a autoanálise e a cogestão do coletivo. Como instrumento para análise e avaliação, ajuda no processo consistente de monitoramento e avaliação da rede de Atenção Básica.

Conclusão ou Hipóteses: Com a aplicação do questionário, foi possível identificar problemas e dificuldades, e levantar algumas possibilidades de solução. Uma visão abrangente dos problemas enfrentados pelas equipes entrevistadas, da realidade do sistema de saúde municipal, no que se refere à Estratégia de Saúde da Família e, principalmente, das possibilidades de resolução foi exposta às próprias equipes.

 


Palavras-chave


Diagnóstico Compartilhado; Cogestão; Equipe.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.