Violência e saúde mental: uma experiência de cuidado

Graciela Esther Pagliaro, Raquel Martinho

Resumo


Introdução: A alocação das unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) dentro das comunidades atendidas é uma das premissas da descentralização. Em grandes cidades onde muitas comunidades vivem em situação de violência armada, é alta a incidência de transtornos mentais deflagrados ou agravados em função da violência, tanto na população local quanto nos profissionais.

Objetivos: Este trabalho objetiva apresentar a experiência do Projeto Saúde Mental Comitê Internacional da Cruz Vermelha(CICV) - Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) no Centro Municipal de Saúde Vila do João durante os anos 2011 e 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para isto, o CICV promove, com a consultoria do Instituto PROVE (Unifesp), a Capacitação “Saúde Mental e Violência” para médicos, enfermeiros e profissionais da Saúde Mental (matriciadores dos NASFs) . Esta capacitação permite a identificação, abordagem e suporte terapêutico aos pacientes através da Terapia Interpessoal (TIP). O suporte terapêutico pode ser oferecido individualmente ou em grupo. O Centro Municipal de Saúde da Vila João (CMSVJ), no Complexo de Favelas da Maré, foi uma das unidades selecionadas para o desenvolvimento deste trabalho. A equipe do CICV acompanha o desenvolvimento das atividades desde o inclusão da unidade no Projeto, em 2011.

Resultados: Dois médicos e dois enfermeiros da unidade já foram capacitados e uma psiquiatra do NASF matricia as equipes desde março de 2012. Foram atendidos 74 usuários nestes dois anos. Em janeiro de 2013 iniciamos o primeiro grupo de terapia interpessoal com usuários com história de violência.

Conclusão ou Hipóteses: Pela experiência já registrada em outras unidades acreditamos no potencial deste processo terapêutico para apoiar e fortalecer a saúde mental dos nossos usuários. Teremos até a apresentação no congresso o registro do trabalho com este primeiro grupo desta unidade.

Palavras-chave


Saúde Mental; Violência; Relações Pessoais

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.