Análise do fornecimento de medicamentos por demanda judicial visando seu uso racional

Maria das Graças Dias Carneiro, Kamyla de Arruda Pedrosa, José Reginaldo Pinto, Silvana Maria Fontenele de Moraes, Grijalva Parente da Costa

Resumo


Introdução: O Ministério da Saúde padronizou a Relação Nacional de Medicamentos (RENAME), disponibilizadas ao usuário, visando evitar a interrupção do tratamento e a garantia de seu financiamento. Esta padronização visa ao uso racional de medicamentos. Embora a assistência farmacêutica tenha que garanti-los como direito, a judicialização da saúde tem causado problemas na promoção de seu uso racional.

Objetivos: Desta forma, foi realizado um estudo documental com o intuito de se fazer uma análise das demandas judiciais visando esse uso racional.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Utilizaram-se como fonte de pesquisa quatro ofícios advindos da Promotoria de Justiça e Defensoria Pública do Estado do Ceará, ambas do município de Granja-Ce, enviados à Secretaria Municipal de Saúde nos anos de 2011 e 2012.

Resultados: Os medicamentos solicitados estavam descritos com o nome de marca e em receituário proveniente do SUS. Em duas solicitações avaliadas, a Rivastigmina e a Toxina Botulínica estavam padronizadas na RENAME, mas estava em falta na farmácia básica do município. Na outra solicitação o medicamento Clonazepam estava padronizado, mas devido a problemas na aquisição (compra centralizada), não estava sendo disponibilizado. Já o Citalopram não era padronizado. Observou-se que as ações judiciais no município de Granja, visando garantir o acesso aos medicamentos, são em sua maioria padronizados na RENAME, mas estão com problemas na gestão de serviços (licitação ou inadimplência do fornecedor).

Conclusão ou Hipóteses: A análise demonstrou que houve uso racional de medicamentos, pois foi garantida a adesão dos profissionais prescritores em adotar a Relação Nacional de Medicamentos do SUS. No entanto, devido a problemas burocráticos, o fornecimento desses insumos não foi disponibilizado aos usuários, obrigando-os a reivindicação judicial para aquisição dos mesmos.





Palavras-chave


Medicamentos; Uso Racional; Demanda Judicial.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.