Trabalhando com adolescentes na Estratégia Saúde da Família

Daniela Costa Silva, Rafaella Vieira e Silva, Eliane Cristina Santos

Resumo


Introdução: Considerando o desafio no trabalho em saúde com adolescentes, uma equipe da Estratégia Saúde da Família do município de São Paulo - SP, desenvolveu no ano de 2012, em parceria com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e o NASF, um projeto para trabalhar com esta faixa etária, visando à prevenção e orientações sobre assuntos relativos à saúde e ao meio ambiente.

Objetivos: Promover a saúde, estimular a reflexão e disseminar informações sobre questões de gênero, exercício da cidadania, mudanças físicas e psicológicas na adolescência, DST/AIDS, consumo responsável, drogas psicoativas, sexualidade e gravidez na adolescência, desenvolvendo o empoderamento social.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O projeto foi construído a partir de oficinas de planejamentos sócio-participativos entre as equipes da ESF, NASF e PAVS. A escolha dos temas foi baseada principalmente na prática profissional da equipe e foi escolhida como escola piloto para a aplicação do projeto a E.E. Oscar Thompsom por estar localizada na área de abrangência da UBS. Os conteúdos programáticos e estratégias de abordagem foram aprovados pelo corpo docente e direção da escola, que contribui na definição do cronograma, critérios de participação e seleção dos alunos, com o consentimento dos pais. Os temas foram abordados por meio de ferramentas ludo-pedagógicas e audiovisuais e finalização com rodas de conversa.

Resultados: Realização de 9 oficinas (total de 12 horar) para 25 alunos, nas quais foram evidentes o interesse nos assuntos abordados, devido à participação ativa com questionamentos por meio de perguntas diretas ou através de uma caixa de dúvidas, relatos de experiências e análises das fichas de avaliação distribuídas ao final de cada bloco temático. Os professores utilizaram parte do conteúdo em suas aulas, expandindo o conhecimento adquirido para os outros alunos da escola. Os temas foram atrativos para os participantes e o projeto propiciou uma maior interação entre os próprios adolescente. A coordenadora pedagógica solicitou formalmente a ESF a continuidade do projeto em 2013.

Conclusão ou Hipóteses: É importante que a metodologia do projeto seja replicada em outras escolas do território, pois propiciou uma abordagem lúdica sobre os temas complexos facilitando as discussões e reflexões sobre a saúde, cidadania, cultura de paz e consumo responsável de modo a promover a saúde em meio escolar, especificamente em uma faixa etária que costuma ter pouca adesão ao sistema de saúde.



 


Palavras-chave


Saúde Escolar; Adolescentes; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.