Terapia comunitária como ferramenta na saúde do trabalhador

Ana Paula Oliveira Rosses, Marli Catarina Pasini, Adines Nardi

Resumo


Introdução: Nas fábricas há alta demanda de movimentos repetitivos, cobrança pela produtividade sem visualização do produto final, frustrações das expectativas de trabalho. Chapecó possui várias fábricas ligadas à agroindústria onde os processos descritos são a realidade diária de muitos trabalhadores.Há alta prevalência de lesões relacionadas ao trabalho, além de grande insatisfação do trabalhador.

Objetivos: Este trabalho objetiva relatar a experiência do uso de Terapia Comunitária (TC) como ferramenta na abordagem da saúde do trabalhador na tentativa de melhorar a qualidade de vida deste.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Verificamos no CSF Vila Real alta demanda devido a doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT), grande número de atestados e encaminhamentos para fisioterapia, além, de frustração dos trabalhadores e, a partir daí, elaboramos um projeto piloto de 10 semanas com 20 usuários, inspirado nas escolas de coluna. Os usuários foram selecionados em consulta médica, realizaram avaliação com fisioterapeuta, orientações e práticas corporais por equipe multidisciplinar, além TC para abordagem das frustrações e angústias.

Resultados: Houve diminuição da procura por consulta médica e consumo de medicação para dor por estes usuários, maior vínculo dos participantes entre si e com os profissionais da equipe, porém, o trabalho não teve continuidade devido à mudança dos profissionais da rede envolvidos no projeto. E, apesar de ter tido resultados positivos, não foram realizados mais grupos.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a Terapia Comunitária, assim como a abordagem multiprofissional, na saúde do trabalhador é uma ferramenta útil. Todavia é necessária equipe engajada e com perfil para dar continuidade ao trabalho.




 




Palavras-chave


Saúde Trabalhador; Terapia Comunitária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.