A territorialização como parte do sistema de saúde

Felippe Cardoso Claudia Gomes Pereira

Resumo


Introdução: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) representa hoje a nova lógica de organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi estabelecida a partir da territorialização da área de abrangência. Esse processo implica no conhecimento da área a ser trabalhada, no conhecimento do perfil socioeconômico da população que ali habita e no diagnóstico da situação de saúde daquela comunidade.

Objetivos: O objetivo do trabalho é conhecer as várias definições e interpretações de "território"; descrever as etapas pertinentes ao processo de territorialização e apontar a importância e o passo a passo do levantamento da situação de saúde e das demandas de uma comunidade que receberá uma USF.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A metodologia utilizada nesse trabalho baseia-se em uma revisão bibliográfica de textos e artigos levantados a partir de bancos de dados como BIREME, SCIELO, LILACS e MEDLINE.

Resultados: A partir do que foi estudado, pode-se perceber que o processo de territorialização é contínuo e deve ir além do mapeamento inicial dos territórios, contemplando as distintas dinâmicas que emergem de cada local.

A equipe de saúde da família deve compreender a dinâmica local, realizar a priorização dos problemas identificados e propor ações individuais, comunitárias e intersetoriais para a resolução dos problemas, de modo que as intervenções sobre as demandas sejam também sobre as condições de vida da população.

Conclusão ou Hipóteses: A ESF promove a atenção integral ao indivíduo, o vínculo, o acolhimento, o estímulo à corresponsabilização entre a equipe e a comunidade. Os profissionais devem estar preparados para planejar e executar as ações de saúde, além criar as condições necessárias para o acompanhamento das metas e a avaliação do real impacto dos serviços sobre a saúde da população.





Palavras-chave


Territorialização; Mapeamento; Diagnóstico Situacional.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.