Residente como professor: formação docente na residência em MFC da UFPE

Gustavo Sergio de Godoy Magalhães, Lidia Ruiz Moreno

Resumo


Introdução: A demanda crescente de professores de MFC, somada a necessidade de adesão dos docentes às mudanças apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e o reconhecimento do papel docente do residente, motivaram o programa de residência da Universidade Federal de Pernambuco a desenvolver o módulo Iniciação à Docência, o qual objetiva a construção de competências docentes para o médico residente.

Objetivos: O objetivo deste estudo é analisar o módulo Iniciação à Docência, através da análise da proposta, caracterização das concepções pedagógicas dos residentes, e da identificação de possibilidades, dificuldades e contribuições dos participantes para o módulo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa da pesquisa, através da análise documental do projeto político pedagógico do programa de residência; do plano de ensino do módulo de 2011; além das avaliações de curso. Utilizou-se a modalidade temática da análise de conteúdo para construir inferências a partir dos núcleos de sentido encontrados.

Resultados: O projeto pedagógico e o plano de ensino destacam a concepção do processo de ensino-aprendizagem como prática social complexa a qual pode ser aperfeiçoada através de uma formação estruturada a partir de uma perspectiva reflexiva, crítica, colaborativa e em múltiplos cenários. Nas avaliações do módulo a prática docente assumiu um papel ambivalente para o residente, ao mesmo tempo em que é reportada a ação transformadora e estruturante da formação docente, também transparece uma limitação e sobrecarga de atividades. O compromisso social e político, e a articulação com a graduação de medicina representam elementos transformadores do processo.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados contribuem para o aperfeiçoamento do módulo, especificamente em relação às estratégias de ensino-aprendizagem, ao planejamento das atividades e ao acompanhamento da prática docente. A singularidade da experiência emite uma mensagem de que é possível desenvolver competências pedagógicas na residência em um processo de formação coerente com as novas políticas de saúde e educação.


Palavras-chave


Residência Médica; Medicina de Família e Comunidade; Docentes de Medicina

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.