Empoderamento das mulheres beneficiarias do Programa Mãe Coruja

Eveline DAandrada, Lusanira Maria da Fonseca de Santa Cruz, Ana Elizabeth Andrade Lima, Ana Maria Lima, Keduly Gadelha

Resumo


Introdução: Introdução Pernambuco apresenta quadro sanitário caracterizado por redução da mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias e aumento por doenças crônico degenerativas. A redução na taxa de mortalidade infantil,tendência decrescente. O Programa Mãe Coruja busca a estruturação de redes enfocando o cuidado e abordando suas causas intersetoriais e transdisciplinares.
Objetivos: objetivo Este trabalho teve como objetivo analisar o empoderamento das mulheres beneficiárias do Programa Mãe Coruja Pernambucana, na percepção dos profissionais do Canto.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia Para tanto, realizou-se um estudo de caso múltiplo, tendo como sujeitos de pesquisa 30 profissionais , sendo contemplados todas as Regionais de Saúde onde existe Canto Mãe Coruja. A partir da técnica de análise de conteúdo, as respostas das perguntas, que compuseram as entrevistas, foram agrupadas de acordo com as categorias de Análise do Mãe Coruja .

Resultados: Os resultados apontam a importância do Canto na execução do Programa de Qualificação Profissional e no processo de empoderamento, pois a convivência e a participação neste local têm contribuído para a conscientização sobre direitos, para a inserção social e para a melhoria do bem-estar das mulheres, fatores evidenciados por intermédio do interesse das mulheres por cursos, oficinas, informações sobre programas sociais. Na percepção dos profissionais, foi possível observar melhoria nas condições de vida, nas relações familiares, conscientização e autoestima, implicando reflexos sobre o empoderamento feminino.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusão embora sendo um processo lento e embrionário, pode-se dizer que o ciclo do empoderamento das mulheres beneficiárias do Mãe Coruja pode ser completado, pois consegue atingir as três dimensões (individual, familiar e comunitária).


Palavras-chave


Empoderamento; Politicas Sociais; Intersetorialidade;

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.