A necessidade da cartilha de equipamentos sociais para os funcionários da UBS

Marina Mattos Rebeis, Priscila Cardoso Morales, Priscila Toda, Rodrigo Akira Watanabe, Mauro Xavier Neto

Resumo


Introdução: É notável a importância dos equipamentos sociais na construção da rede intersetorial; entretanto, nem sempre há um fluxo adequado dentro desta, devido à desarticulação entre seus componentes. Existe, pois, a demanda por ações integrativas, potencializando o sistema de saúde. Assim, surge a ideia de catalogar os equipamentos sociais disponíveis e montar uma cartilha como instrumento capacitador.

Objetivos: O objetivo geral foi reunir informações sobre equipamentos sociais em uma cartilha acessível aos funcionários da Unidade Básica de Saúde. O objetivo específico foi informar os funcionários da UBS sobre os equipamentos sociais disponíveis para a população do Jardim d’Abril (Zona Oeste, São Paulo-SP).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Inicialmente, os equipamentos sociais foram identificados, baseando-se em questionários respondidos por funcionários e usuários da UBS. As informações reunidas foram conferidas e complementadas por meio de pesquisas na internet e de campo.

Para facilitar a consulta da cartilha, os equipamentos foram categorizados em: “Educação/Ensino” (escolas, creches, instituições de ensino profissionalizantes e de recreação); “Saúde” (hospitais de referência, delegacias, centros de apoio psicológico) e “UBS” (atividades da unidade).

As cartilhas foram impressas em papel sulfite e disponibilizadas em formato digital, visando um baixo custo e viabilidade na ampliação, alteração e reprodução destas.

Resultados: A partir da primeira avaliação realizada com os funcionários da UBS, constatou-se um grande número equipamentos sociais desconhecidos, diante dos equipamentos anteriormente identificados. Foi realizado também um estudo que relacionou a quantidade de pessoas que não conheciam determinado equipamento social à distância deste à UBS, identificando que quanto mais longe da Unidade de Saúde, mais desconhecido era. A fim de comensurar à UBS a importância que essa cartilha conferiu aos funcionários e usuários, realizamos a segunda avaliação, que apresentou o unânime reconhecimento do auxílio que esse material oferece.

Conclusão ou Hipóteses: Dentre as demandas de saúde dessa comunidade, constava uma cartilha que compilasse de forma simples os equipamentos de saúde da região, visando a atenuar obstáculos à promoção de saúde da região e criar uma rede de cuidado. Ela mostrou-se, portanto, um instrumento com potencial para melhorar a qualidade de vida local e que deverá ser desenvolvida a fim de que essa rede continue se expandindo.




Palavras-chave


Equipamentos Sociais; Intersetorialidade; Rede de Cuidado.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.