Relato de caso: experiências de uma liga de saúde da família

Ana Carolina Carvalho de Araújo Pôrto, Natália Amarante, Bruna dos Reis Costa, Gabriel Maia Scharnhorst Ott, Levy Bilas Boas Furuoka

Resumo


Introdução: As ligas acadêmicas são importantes atividades para a formação dos alunos como constata Hamamoto Filho (2011), desde que tenham forte articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Foi criada uma Liga Multiprofissional de Saúde da Família na UFF e pretendemos fazer um relato das experiências vividas nesse processo de construção da Liga.

Objetivos: Oferecer um novo campo de aprendizado na Saúde da Família. Promover integração entre alunos de cursos diferentes. Produzir atividades de ensino, pesquisa e ações de extensão. Estimular a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de práticas ligadas à gestão de pessoas e recursos financeiros.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A “Liga” tem supervisão docente de professores do Instituto de Saúde da Comunidade, além de ser vinculada ao Grupo de Estudos de Gerência e Ensino em Saúde, do mesmo instituto. As atividades da “Liga” se iniciaram em 2012, com eventos de sensibilização e projeta-se para 2013: no ensino, discussão de casos clínicos, novos debates e palestras. Na pesquisa, grupos de alunos multiprofissionais produzirão trabalhos científicos; e a extensão será desenvolvida nas unidades de saúde da rede de Niterói, vinculadas a demanda da população e também das necessidades da respectiva unidade de saúde.

Resultados: A “Liga” Multiprofissional de Saúde da Família já vem promovendo espaços de formação e debates entre profissionais, docentes e discentes acerca de temas em Saúde da Família, gestão de pessoas e planejamento em saúde em disciplinas do curso de Medicina com grande afluxo de alunos. A equipe responsável organizou palestras de sensibilização com o tema de Saúde da Família, como ocorrido na Semana Científica da Faculdade de Medicina. Um outro espaço promovido é a organização de seminários, como o de “Vertentes da Saúde da Família”, com a proposta de fazer um discussão sobre as variantes da prática médica na SF, a ser realizado em março de 2013.

Conclusão ou Hipóteses: Confirmamos a importância das Ligas como estratégia de formação acadêmica dos profissionais de saúde como ressaltou Torres et al (2008), O campo da Saúde da Família vem sendo mais discutido e novas propostas de estudos são estimuladas no âmbito da Universidade.


Palavras-chave


Ligas Acadêmicas; Saúde da Família; Atenção Básica

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.