Sentidos atribuídos dos usuários da Atenção Primária ao sofrimento psiquíco: revisão

Josenaide Engracia dos Santos., Lenora Gandolfi

Resumo


Introdução: No contexto que antecede o movimento da Reforma Sanitária, o sujeito em sofrimento psíquico não tinha voz ativa, sua história era marcada pela segregação e o cuidado era hospitalocêntrico. A Reforma Psiquiátrica preconizando o respeito às diferenças e à subjetividade dos indivíduos/famílias, atribui um novo lugar social de cuidado para o sofrimento incluindo a Atenção Primária à Saúde.

Objetivos: Identificar e analisar os estudos nos periódicos de saúde que focalizam as percepções dos usuários sobre o sentido atribuído ao sofrimento mental na Atenção Primária de 2008 a 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Procedeu-se à pesquisa nos indexadores Medline, Lilacs, Scielo, Index Psi, considerando a produção dos últimos cinco anos (2007-2012). Foram selecionados prioritariamente artigos baseados em pesquisas realizadas no Brasil, mesmo que publicados em língua inglesa.

Resultados: . A pesquisa evidenciou uma predominância de estudos enfocando questões referentes à equipe de saúde e/ou profissionais, apenas um estudo com usuários. Entre os principais resultados, destaca-se a predominância de pesquisas qualitativas, com utilização do Referencial Teórico do Materialismo Histórico Dialético e das Representações, Sociais de Moscovici, tendo como enfoque a Saúde Mental na Atenção Básica, predominantemente na ESF. Foi encontrado apenas um estudo qualitativo- quantitativo

Conclusão ou Hipóteses: Os achados indicam necessidade em produzir pesquisas voltadas para os usuários e familiares, o que pode contribuir para as ações em saúde mental da equipe, colaborar com planejamento para Atenção Primária e apontar caminhos na direção de novas pesquisas. Destaca-se a necessidade de ampliar as investigações voltadas a essa temática.





Palavras-chave


Atenção Primaria; Sofrimento Psiquíco; Usuário

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.